Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grupos musicais
Início do conteúdo da página

Grupos Musicais

Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 22h47 | Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2023, 23h25

ORQUESTRA - CORO - CÂMARA


ORQUESTRA

Camerata UFCG

 

Orquestra de Câmara da UFCG

Reativada em 2018, sob a regência do professor Luís Passos, este grupo tem se dedicado ao repertório para orquestra de cordas e também solistas, escrito por compositores brasileiros e latino-americanos, como também o repertório padrão de orquestra de cordas. O grupo é formado por estudantes de extensão e graduação em música da UFCG e tem por objetivo levar a música de concerto a vários locais da Paraíba e contribuir com a formação musical de seus integrantes.

Orquestra UFCG

 

Orquestra de Violões da UFCG

Formada em 2010 com alunos do curso de extensão, licenciatura e bacharelado em música da UFCG, promove aulas voltadas para a prática do violão em grupo como atividade de integração entre os alunos, buscando incentivar a prática do instrumento. A Orquestra conta, com um contingente variável de oito a 24 integrantes, além de eventuais convidados, que apresentam um repertório de músicas renascentistas, populares e modernas, contando com arranjos adaptados ou compostos especialmente para essa formação.

Direção e Regência: Jorge Ribbas

orqvioloes


CORO

Coro de Câmara de Campina Grande

coro camara cg 2 

Criado em 2010 pelo professor Vladimir Silva, seu atual regente e diretor artístico, o grupo já se apresentou em vários estados brasileiros (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e São Paulo), na América do Norte (Estados Unidos, 2012 e 2017) e Europa (França, 2015 e 2018; Portugal, 2019). O coro teve a oportunidade de trabalhar com maestros convidados, incluindo André Muniz de Oliveira (UFRN), José Maurício Brandão (UFBA), Kenneth Fulton (Louisiana State University) e Gary Packwood (Mississippi State University), dentre outros. Na sua última temporada nos Estados Unidos, estreou a Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais, no Carnegie Hall, em Nova Iorque. O Coro tem se dedicado à performance de obras da renascença ao período contemporâneo, destacando-se, nesse contexto, estreias de obras de compositores como Eli-Eri Moura, Danilo Guanais, Reginaldo Carvalho e Luís Passos. Em 2021, o Coro de Câmara realizará turnê pela Suíça.


Coro Infanto Juvenil da UFCG

Coro Intergeracional da UFCG

Coro Masculino da UFCG

Coro Feminino da UFCG


CÂMARA

Cordas e Sopros

Criado em 1978 com a implantação do Núcleo de Extensão Cultural da UFPB, Campus II. Nasceu com o propósito de desenvolver um trabalho consistente, produtivo e coerente com a qualidade artístico musical do Nordeste, dedicando-se, desta forma, à interpretação da música brasileira com a flauta doce, violão e violoncelo. Seus primeiros integrantes foram os músicos Romero Damião, Carlos Alan Peres da Silva, Eli-Eri Luiz de Moura, Francisco de Assis Cunha Metri, Edilson Eulálio Cabral e Fernando Rangel. Após a desativação, no final dos anos 80, o Cordas & Sopros ressurgiu em 2018, a partir da iniciativa dos alunos dos cursos de Música da UFCG, sob a direção do seu fundador, o professor Romero Damião. Desde então, tem se apresentado frequentemente em diversos eventos artísticos e culturais, interpretando repertório original.

Fim do conteúdo da página