Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa
Início do conteúdo da página

Pesquisa

Publicado: Sábado, 27 de Março de 2021, 12h14 | Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 23h34 | Acessos: 1692

A pesquisa desenvolvida pela área de música da UFCG tem ocorrida em várias direções, tanto na orientação dos discentes na graduação, por meio dos programas PIVIC e PIBIC, quanto na pós-graduação, no âmbito do PPGM-UFPB. Os resultados das pesquisas desenvolvidas têm sido apresentados em importantes congressos no Brasil e no exterior, dentre os quais aqueles promovidos pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Associação Brasileira de Análise Musical, International Association for Semiotics Studies, Associação Brasileira de Educação Musical, bem como vários outros eventos científicos e acadêmicos na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Ademais, nossos artigos estão publicados em periódicos de alto impacto, com Qualis A1 e A2, como, por exemplo, Per Musi, Musica Hodie, Opus, Revista de Música da USP, ART, Choral Journal, Musicologia Sem Fronteiras e European Review of Artistic Studies, para citar apenas algumas revistas especializadas.

 

Herança Cultura: patrimônio, memódia, identidade e representação

O grupo tem se dedicado às investigações no campo da herança/patrimônio cultural (material e imaterial), ao estudo, resgate, renovação, animação e preservação de elementos culturais (heranças), em especial a cultura brasileira. Com possibilidades interdisciplinares, as pesquisas visam estabelecer marcos nos estudos de elementos (também epistêmicos) que caracterizam a identidade e a memória da cultura e/ou de uma comunidade, evidenciando desafios e estratégias em tempos de globalização; como a herança/patrimônio cultural pode (sobre)viver em transição devido às mudanças das epistemes na cultura.

 

Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música (GRUNAMUS)

O grupo tem desenvolvido trabalhos em diferentes áreas, incluindo a musicologia, a análise, a performance e a educação musical. Um dos focos de atuação tem sido a produção dos compositores paraibanos, cujas obras têm sido editadas e interpretadas por diferentes grupos vocais e instrumentais.

 

EHMMus - Grupo de Pesquisa em Ensino, História e Memória da Música

O grupo tem por objetivo possibilitar à sociedade um acesso sistemático a temas relevantes em torno dos processos de ensino-aprendizagem da música, bem como de suas repercussões enquanto fenômeno histórico na Paraíba e, mais especificamente, no seio da comunidade local de Campina Grande/PB.

Atualmente desenvolve o projeto História e Memória da Música em Campina Grande: obras, estilos e protagonistas - Projeto de pesquisa coletivo do EHMMus que tem por objetivo mapear e compreender os diversos fazeres musicais verificados na sociedade campinense ao longo de sua História, dando especial atenção aos processos de ensino-aprendizagem musical.

Coordenação: Prof. Dr. João Valter Ferreira Filho

Membros: Membros do Grupo de Pesquisa: Mariana da Rocha Cunha, Bruno Gabriel de Araújo, Wellyddna Paula Santos Pontes, Josenildo Araújo da Silva, Arthur Marques do Nascimento, José Hilton Leite de Sousa, Aluska Danyelle de Souza Guimaraes, Jaqueline Rodrigues Lira.

 


 ASSOCIAÇÕES

 ANPPOM Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música
 ABEM Associação Brasileira de Educação Musical
 ABET Associação Brasileira de Etnomusicologia
 TEMA Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical
 ABMUS Associação Brasileira de Musicologia
ABRAPEM Associação Brasileira de Performance Musical
FLADEN Federação Latino-Americana de Educação Musical
ISME International Society for Music Education

 REVISTAS 

   NACIONAIS

 

  INTERNACIONAIS

 

CAPES - PERIÓDICOS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página